Procedimentos de Higiene e Disciplina PDF Imprimir E-mail

No ato da matrícula, solicitamos um enxoval individual, objetos e produtos que serão usados diariamente pela criança. Todo o material deverá estar marcado com o nome da criança.

Solicitaremos, ao longo do ano, alguns materiais para reposição. A toalha e lençol usados serão enviados para casa, nas 6as feiras, sendo sempre repostos no próximo dia de aula.

BANHO:
No caso dos bebês (Grupo Branco), os banhos acontecerão pelo menos 2 (dois) por dia (manhã e tarde).
As crianças que freqüentam o turno integral tomam 1 (um) banho, que é dado à tarde após a escolaridade nos grupos Azul e Verde e Vermelho.
Os grupos Amarelo e Laranja tomam banho de tardinha.
As crianças freqüentam apenas um turno deverão tomar o banho em casa, para maior aproveitamento do tempo de permanência na creche/escola.
No verão ou em dias muito quentes durante o ano, organizamos banhos de piscina e/ou de mangueira.

ESCOVAR OS DENTES:
O hábito inicia-se desde o grupo Branco, com a escovação das gengivas (uso da escova de dedo).

DESFRALDAMENTO (retirada da fralda):
Iniciamos o desfraldamento por volta dos 2 anos, quando a criança já demonstra estar pronta para que isto aconteça (amadurecimento psico-neurológico). Avisaremos as famílias quando formos iniciar o processo, para que possam também começar em casa.

UNIFORMES:
O uso do uniforme pelas crianças em nossa creche/escola foi instituído, considerando-se a sua importância quanto à praticidade, identificação e função integradora no grupo. O uniforme deverá ser usado na entrada, na saída, em passeios e eventos programados dentro do horário escolar. Durante as atividades do dia, as crianças usarão roupas pessoais, mais velhas, evitando assim, um desgaste maior do uniforme (somente para as crianças de horário integral), além de atender a uma premissa importante em nossa proposta pedagógica; a de que a criança, observando e sentindo, manipulando e interagindo com os objetos, materiais e o espaço, conseguirá construir seu conhecimento do mundo e expressar-se com espontaneidade. Muitas atividades são “brincadeiras que sujam”, onde a criança usa com liberdade o material oferecido. Resguardar a vestimenta iria inibir as ações e descobertas das crianças. O Uniforme deverá ser adquirido na recepção da creche/escola, apenas para as crianças do grupo Amarelo em diante.

ENTRADA E SAÍDA:
A entrada e a saída da creche/escola acontece em momentos diferenciados, de acordo com o horário escolhido pela família. Porém, vale salientar, que este horário, depois de escolhido, deve ser respeitado, não havendo flexibilidade com base na carga horária (compensação), a não ser em casos eventuais e discutidos com a direção da creche/escola. Em caso de necessidade, a família poderá solicitar o uso de hora extra, avisando com antecedência, sempre que possível.
Solicitamos que qualquer eventualidade sobre o horário de saída ou mudança de responsável que virá buscar a criança seja comunicada pela agenda e, em último caso, por telefone. Informar o nome completo e solicitar que traga a carteira de identidade, caso esta pessoa não tenha sido apresentada à equipe.