Conhecendo as cores PDF Imprimir E-mail

Com o objetivo de despertar o interesse pelo conhecimento das Cores Primárias (Vermelho, Amarelo e Azul), presentes em todos os ambientes em que vivemos, a nossa educadora Thayana do Grupo Laranja (Maternal) idealizou uma atividade que se chamou “Festa das Cores”.

Sabemos que nesta fase é importante propiciar às crianças a visualização, o contato físico, a exploração e o manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores, possibilitando uma maior identificação.

A cada cor lançada, foi realizada uma festa e foi convidado para participar dessa atividade o Grupo Azul (Jardim I) da educadora Dalila. A primeira cor apresentada foi a vermelha, depois a azul e em seguida a amarela. No dia determinado para cada uma das festa as crianças estavam vestidas de acordo com a cor combinada.

Festa do vermelho


Na Festa do Vermelho estiveram presentes muitas frutas vermelhas: como melancia, morango, caqui, maçã e até gelatina de morango...
Culminância: Todos os alunos fizeram na lixa imagens de algumas frutas que comeram e pintaram de vermelho, exploraram texturas ao ter contato com o áspero. Todos ficaram lindos de roupinha vermelha!



Na Festa do Azul tivemos para o lanche gelatina de tuti-fruti (azul), bolo confeitado de azul e balas enroladinhas com papel azul.
Culminância: Todos os alunos pintaram uma linda borboleta na cor apresentada, a cor azul. Todos adoraram!

 


E na Festa do Amarelo trouxemos: banana, mamão (destacando a tonalidade das cascas), pêra, (algumas já estavam amareladas), gelatina de maracujá, Fandangos de Queijo, batata Ruflles.
Culminância: Trabalharam com a técnica em Origami, construindo um cata-vento e também um Sol - o nosso astro “Rei” - que está relacionado com nosso Projeto Pedagógico de 2009.

Essas atividades possibilitaram um enriquecimento tanto no aspecto social quanto cognitivo. Os lanches foram encantadores e deliciosos com alimentos bastante coloridos. E tudo isso com muita diversão e prazer.